PASTORAL
As Irmãs de São João Baptista e de Maria Rainha são mulheres que o Pai escolheu para seguirem o seu Filho, casto, pobre, obediente, e ungiu com o seu Espírito para anunciarem aos pobres a Boa Nova do Reino: “Reino de verdade e de vida, Reino de santidade e de graça, Reino de justiça, de amor e de paz”. A fraternidade dá o pão de cada dia, convoca para a oração e confia o encargo de guiar para Cristo, como São João Baptista, as pessoas do nosso tempo.
Todo o serviço apostólico tem, na celebração da Eucaristia, o centro e o ponto de partida para a missão de cada dia.
Quanto mais unidos a Deus as pessoas estiveram, mais frutuoso será o trabalho apostólico. A partir desta convicção, o Padre João Maria Haw confiou à Congregação a missão de, através da transmissão de conhecimentos religiosos e de aprofundamento da fé, formar colaboradores ativos na Igreja e na sociedade.
Setores principais
- Pastoral juvenil vocacional
- Pastoral litúrgica
- Retiros e Formação
- Acompanhamento de doentes
- Formação pessoal
- Formação espiritual
- IPSS
A Pastoral Juvenil Vocacional é uma dimensão fundamental na Congregação. “Jesus subiu a um monte, chamou a Si os que escolhera, os quais foram ter com Ele. Estabeleceu doze para estarem com Ele e para os enviar a pregar” (Mc 3, 13-14). Para poder cumprir a missão apostólica, a Igreja precisa de pessoas que se coloquem totalmente à disposição do Senhor.
Segundo o Papa Francisco, a Vida Consagrada cresce por atração e contágio.
A Congregação promove e participa:
- Encontros com jovens
- Encontros de catequese
- Participação em retiros (Convívios Fraternos, retiros de catequese)
- Vigílias de Oração para Jovens
- Outras formações
A prática das atividades serve para desmistificar um pouco o conceito do que é ser padre e/ou freira e, nos dias de hoje, a relação deste em torno do que é ser consagrado e quais as suas implicações.
Fiéis à metodologia evangélica do “Vinde ver” (Jo 1, 39), é de esperar um ambiente de abertura e acolhimento dos jovens em ordem à descoberta da vocação.
A fé viva impele à caridade. A Congregação considera como missão primordial ajudar as pessoas a tomar consciência de si mesmas, encontrar a Deus e inserir-se com sucesso na sociedade.
Meios principais desses trabalhos:
- Jardim-de-infância e juventude
- Acompanhamento nos tempos livres
- Educação cristã de jovens e adultos
- Formação de adultos
- Acompanhamento a pessoas idosas e doentes no domicílio
- Aconselhamento personalizado e ajuda a pessoas carenciadas
- Acompanhamento na inserção do cidadão no mundo do trabalho