CONGREGAÇÃO

A Congregação das Irmãs de São João Baptista e de Maria Rainha surgiu pela mão de um sacerdote, de seu nome João Maria Haw, no ano de 1928. Sacerdote oriundo da diocese de Trier, em Leutesdorf, uma aldeia à beira do rio Reno (Alemanha).

Inicialmente, tratava-se de um movimento de renovação espiritual e de compromisso social, tendo em conta as carências da época, mas o Espírito Santo soprou mais forte aos ouvidos deste homem que era um apaixonado pela ideia da “expansão do Reino de Cristo”. E assim, numa atitude de acolhimento e disponibilidade, como Maria, alicerçado no Cristo da Eucaristia e com a ajuda dos seus membros que voluntariamente se foram juntando a ele, nasceu esta Congregação na Alemanha mediante aprovação do Episcopado da diocese de Trier. Expansão que se alargou a várias partes do mundo ao longo dos tempos: Portugal Moçambique e Índia.

 

Leutesdorf é uma aldeia nas margens do Reno, no sopé das montanhas que vêm morrer à beira da água.

O Padre João em 1919, fundou a “União de S. João para expansão do Reino de Cristo”, uma obra de carácter social e caritativa, da qual brotaram duas Congregações Religiosas: as Irmãs de S. João Baptista e de Maria Rainha, em 1928 e os Missionários de S. João Baptista, em 1948. Ambas têm a sua sede geral em Leutesdorf, na Alemanha.

Têm trabalhado no acolhimento e acompanhamento de pessoas sem abrigo e com vidas destroçadas, em lares de idosos e outras atividades socio-caritativas.

Após o falecimento do padre João Maria Haw, as duas congregações estenderam a sua ação para além da Alemanha. Hoje estão presentes em Portugal desde 1956, em Moçambique desde 1970, na Índia desde 1971 e na Tanzânia desde 2021.

 

A 24 de junho de 1971, um pequeno grupo de Irmãs de São João Baptista da Alemanha rumou para Índia. A Irmã Lutgardis foi nomeada Superiora Delegada da Região Indiana. Dezassete jovens Irmãs, acompanhadas pela Irmã Lutgardis, fixaram-se na Diocese de Chanda. O seu empenho no desenvolvimento da missão foi bom e espalhou-se por 23 outros centros. A coragem, a dedicação e o espírito de sacrifício das Irmãs são realmente enriquecedores. A Irmã Lutgardis foi um modelo vivo e de inspiração para as Irmãs indianas pela sua visão de longo alcance e implementação das decisões tomadas para o bem-estar da Província Indiana.

Confiando na Providência de Deus, estão presentes em oito Dioceses na Índia: Chanda, Nagpur, Pune, Trichur, Kanjirappally, Gujarat, Kannur, Secunderabad. Algumas Irmãs estão na Alemanha e recentemente na Tanzânia.